Simpósio VI - Microblogging e aprendizagem ubíqua
- Detalhes
- Visitas: 3344
Microblogging e Aprendizagem ubíqua |@microblog4edu|
Coordenação e Moderação: Doutora Lina Morgado (Universidade Aberta)
Palavras chave:
Microblogging, aprendizagem online, partilha, publicação, web social, PLN, Twitter, Tumblr, Pinterest, Vine
Breve sinopse:
Existe hoje em dia uma grande diversidade de formas e ferramentas de comunicação e publicação online, que tem construído e alimentado aquilo que tem sido designado, entre outras formas, como web social. Contudo, várias dessas formas requerem um investimento considerável de tempo e atenção, quer no que se refere à elaboração/produção daquilo que se publica e partilha, quer no que toca à interação (leitura, visionamento, exploração) do que é partilhado por outros utilizadores.
O Twitter inaugurou uma nova forma de publicar e comunicar online, com mensagens curtas (140 caracteres), hoje conhecida como microblogging. De então para cá, apareceram outras formas “breves” de publicar e partilhar conteúdo, como é o caso do Pinterest, do Vine (vídeos de 6 segundos) ou do Tumblr, sendo que este último faz uma espécie de fusão entre vários formatos.
A vantagem que estas ferramentas ou serviços proporcionam tem a ver com o relativo baixo investimento de tempo e de esforço em termos da produção e publicação, por um lado, e com a sua boa integração nas plataformas móveis (telemóveis e tablets). A combinação destas duas variáveis contribui para baixar consideravelmente as barreiras à publicação e ao consumo da informação partilhada, tornando ambos facilmente disponíveis e exequíveis em qualquer momento e em qualquer lugar.
Em termos da aprendizagem, estas formas de publicação e de interação ampliam e diversificam as possibilidades de criação de conteúdos e de interação com estes, bem como contribuem para o desenvolvimento de uma rede pessoal de aprendizagem (Personal Learning Network), através das conexões que se estabelecem através destas ferramentas sociais. Assim, estas “formas” ou “formatos” breves podem suportar e estimular de modo muito significativo a perspetiva emergente de uma aprendizagem ubíqua, baseada, em grande medida, nas tecnologias móveis.
Neste simpósio, pretende-se apresentar e discutir práticas e resultados de investigação na utilização destes formatos em contextos de aprendizagem informal, não-formal e formal (neste caso, em diferentes ciclos de ensino) e o seu grande potencial em termos de inovação.
Organização e Dinâmica
Apresentação e moderação|Lina Morgado-Universidade Aberta|Portugal
Cada orador efetua uma breve apresentação que se organiza em termos de práticas e de partilha de resultados de investigação. As apresentações dos intervenientes serão curtas (7-10 minutos) de modo a que se proporcione um espaço de debate e partilha de conhecimento e das práticas entre os participantes. Acompanhe através de #microblog4edu
Lina Morgado|LE@D|Universidade Aberta,Portugal|@LinaMorgado
Investigadora do LE@D| Laboratório de Educação a Distância & eLearning onde desenvolve investigação sobre ambientes e pedagogias emergentes, identidade digital e Web social na educação aberta e a distância.
É professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED]. Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Comunicação Educacional Multimedia e doutorada em Educação. Coordena e ensina no mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL] e seminário Ambientes e Pedagogias Emergentes do doutoramento em Educação da Universidade Aberta.
Ingrid Noguera|Univ.Aberta da Catalunha,Espanha|(@ingridnf
Licenciada em Pedagogia, mestre em Docência Universitária e Doutora em Multimedia Educacional pela Universidade de Barcelona. É membro do grupo de investigação do EMA (Entornos y Materiales para el Aprendizaje) onde investiga sobre o uso das TIC na Universidade e no Ensino Online. Tem sido docente nos cursos de graduação em Educação da Universidade de Barcelona. Atualmente encontra-se a desenvolver o modelo educativo da Universidade Aberta da Catalunha do Centro de Investigação e Inovação em eLearning (eLearn Center.
Joaquim Lopes| LE@D|Universidade Aberta, Portugal|@jjglopes
Licenciado em História e mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta. É professor de História no ensino básico. Tem sido responsável por vários projetos de introdução e uso das tecnologias digitais e da Web 2.0 no ensino básico.
Maria João Leal|LE@D|Universidade Aberta,Portugal|@mau_maria
Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e a Open University do Reino Unido. Desenvolve a sua atividade na área da formação profissional e da formação de formadores online e tem sido consultora nesta área. Foi formadora no âmbito do Programa de Inovação em EaD da Universidade Aberta portuguesa onde integrou a equipa de formadores especialistas. É tutora da Universidade Aberta. Tem participado em projetos internacionais na área das tecnologias e da educação a
distância.
Paula Silva|LE@D|Universidade Aberta, Portugal|@paula_ary
Mestre em Pedagogia do Elearning pela Universidade Aberta. É investigadora-associado do Laboratório de Educação a Distância & Elearning (LE@D,http://lead.uab.pt) da Universidade Aberta onde desenvolve investigação sobre Curadoria de Conteúdo na Web e literacia digital. A sua carreira profissional decorre no ensino básico e secundário. É Licenciada em Português e Inglês, Mestre em Estudos Americanos e especializada em Administração Escolar e em Supervisão Pedagógica/Formação de Formadores.
Maria João Spilker|LE@D|Univ.Aberta,Portugal|@eTutoria
Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade de Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/Alemanha, e Mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta (UAb, Portugal). É investigadora associada do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D|http://lead.uab.pt) onde desenvolve investigação sobre áreas emergentes do Elearning, nomeadamente sobre a aplicabilidade de ferramentas e serviços da Web 2.0 em contexto da educação e formação, formal e informal. Tem prestado consultoria, desenvolvido e implementado, projetos na sua área de especialidade, em instituições de Ensino Superior e entidades privadas, e atuado como e-Train-the-Trainer.