Simpósio IV - Integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem

Coordenação: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Resumo:

A proposta busca apresentar os resultados de uma investigação desenvolvida de 2011 a 2013 com o objetivo de identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas educativas, os indícios de inovação evidenciados, em sete escolas públicas brasileiras ligadas ao Projeto Um Computador por Aluno - UCA – Fase II, localizadas nos Estados de Goiás, São Paulo e Tocantins, com a formação de educadores realizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O estudo se alicerçou na tríade investigação-ação-formação. A metodologia teve como base a análise documental e a pesquisa de campo, com características colaborativa, reflexiva, de desenvolvimento, interpretativa e qualiquantitativa.

Os procedimentos da investigação foram análise documental, registro de observação, diário reflexivo, entrevista, questionário, grupo focal e narrativa.

Entre os resultados foram identificados mudanças na reorganização do tempo e do espaço de trabalho pedagógico das escolas, nas relações professor-aluno, aluno-aluno e desses com o conhecimento, na ecologia da sala de aula, da escola e do seu entorno, no vocabulário dos alunos; avanços nas competências dos alunos de leitura e expressão do pensamento com o uso de múltiplas linguagens; melhoria na autoestima de alunos e professores, aumento da motivação, diminuição das faltas às aulas e da evasão escolar; despertar do prazer pela investigação. Evidencia-se também a necessidade de se considerar em outras iniciativas a integração entre as dimensões pedagógica, organizacional (infraestrutura e logística), da gestão, da formação de educadores e das políticas públicas.

 

Dinâmica

As apresentações do painel versam sobre distintas vertentes envolvidas na pesquisa, conforme explicitado a seguir.

Tema 1:  A inserção do laptop educacional ao currículo das escolas públicas brasileiras: indícios de inovação educativa e desafios nas ações de mobilidade

Apresentação: Silvana Donadio Vilela Lemos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo: esta apresentação tem a intenção de relatar dentre os resultados da pesquisa,  as mudanças nas práticas pedagógicas, os indícios de inovação educativa e os desafios, a partir das ações realizadas com o laptop educacional, dentro e fora de sete escolas públicas ligadas a Projeto UCA – Fase II dos Estados de São Paulo, Goiás e Tocantins.


Tema 2: Reflexões de professores brasileiros, atuantes no ensino básico, sobre suas práticas de pesquisa em escolas do Projeto UCA.

Apresentação: Susana Ester Kruger-Dissenha e Maria Eduarda Lima Menezes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo: a apresentação tem como foco as contribuições trazidas à investigação realizada pela participação dos professores e gestores das escolas que atuaram como pesquisadores em conjunto com formadores e pesquisadores da Universidade, o que contribuiu tanto para a recolha de dados significativos como para a ampliação de conhecimentos teóricos e metodológicos dos profissionais das escolas.


Tema 3: As TDIC na escola e na vida: a voz de crianças e adolescentes

Apresentação: Maria Altina da Silva Ramos, Universidade do Minho

Resumo: a apresentação tem o objetivo de mostrar a perspectiva dos alunos de duas escolas participantes da pesquisa UCA acerca do papel das TDIC na vida desses sujeitos e na escola, evidenciando aspectos relacionados a TDIC na aula, na escola, em casa, o papel do professor, dos livros e as características que vislumbram sobre a escola do futuro.