Simpósio II - Aprendizagem Formal e Informal e Sistema de Educação Online

Coordenação: Ana Augusta Silva Dias (TecMinho – UMinho) e Luis Pedro (Universidade de Aveiro)

Moderação: Ana Augusta Silva Dias

Palavras chave: PLEs, MOOCs, OOCs, OCs, aprendizagem formal e informal -no local de trabalho, recursos digitais abertos, gestão do conhecimento organizacional, pegada digital.

Breve sinopse:

Neste simpósio vão debater-se abordagens inovadoras que combinam tecnologias e pedagogias de aprendizagem online, acolhendo aprendizagens formais e informais nas organizações.

O “sistema de educação online” de uma organização permite atualmente contabilizar os resultados de aprendizagem do aluno por via do acesso e medição da quantidade e qualidade das contribuições dos alunos nas plataformas digitais (LMS, PLEs, Redes Sociais, Sistemas de informação e Conhecimento das Empresas/organizações). A pegada digital deixada pelo aluno/formando na web revela dados que permitem à “Organização educativa” e ao “Professor”, ou mesmo à empresa, avaliar de forma flexível o percurso e a qualidade da aprendizagem do aluno/colaborador/formando, permitindo no limite desenvolver processos de formalização e certificação da aprendizagem. Esta abordagem inclui a possibilidade de monitorização da pegada digital do aluno em ambientes formais e informais. Os PLE, os OER, os MOOC, os OOC ou mecanismos de aprendizagem organizacional disponíveis nas empresas (que incluem os Oc e os Spooc), representam formas de aprendizagem combinada num continuum entre o formal e o informal que geram conhecimento nas organizações, criam valor e geram inovação.

Pretende-se assim debater as aprendizagens formais/informais e ao mesmo tempo perceber a  forma como as tecnologias "organizacionais" têm (ou não têm) respondido a esta necessidade de integração e de inovação. Será apresentada a perspetiva de quem usa, de quem investiga, mas também de quem desenvolve.

Apresentações

Apresentação do debate – Ana Dias - TecMinho
Luis Pedro e Carlos Santos – Universidade de Aveiro
Outros oradores com experiência empresarial (a indicar brevemente)
As apresentações dos intervenientes serão curtas (5-7 minutos) dando espaço ao debate e à partilha de conhecimento por parte dos participantes. Será usada uma estratégia de participação ativa usando “tags” que permita a recolha e participação no debate por parte de todos os intervenientes.


Ana Augusta Silva Dias

Gestora do Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho. Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática e com Pós-Graduação em Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Tem experiência como docente do ensino superior, é formadora e consultora. Gere o Observatório Panorama e-learning 360º.

Carlos Santos

Licenciado e Mestre em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Coordenador Executivo do Laboratório do SAPO na Universidade de Aveiro (labs.sapo.pt/ua). Membro da unidade de investigação cetac.media. Os actuais interesses de investigação centram-se na utilização das ferramentas da Web 2.0 em contextos educativos, estando a coordenar o desenvolvimento do projeto SAPO Campus (http://campus.sapo.pt).

Luís Pedro

Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, Portugal (1998) e doutorado pela mesma Universidade em Tecnologia Educativa (2005). Docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Membro da unidade de investigação cetac.media com interesses de investigação nas áreas de desenvolvimento e integração de ferramentas Web 2.0 e social media em Educação e de desenvolvimento e utilização de jogos em contextos de formação e educação.