Simpósio I - e-learning no Ensino Superior: analisando a atualidade e desenhando o futuro

Coordenação e Moderação: Neuza Pedro, Universidade de Lisboa

Objetivos:

i) Tomar contato com experiências inovadoras de utilização de ambientes e tecnologias digitais no ensino superior
ii) refletir sobre o significado organizacional e pedagogico da integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino no contexto universitário
iii) perspetivar estabilidades e mudanças futuras no contexto do ensino universitário associadas à emergência de novas tecnologias e ambientes online e aos novos formatos formativos que a estes têm aparecidos associados nos ultimos anos (ex. MOOCs, SPOCs e afins)

Dinâmica:

Este painel pretende organizar-se em 2 momentos distintos no seu propósito e formato de intervenções mas que se congregaram no esforço de responder aos objetivos do mesmo.
No 1º momento do painel três experiencias práticas de utilização de ambientes e tecnologias digitais no ensino superior serão apresentadas: laboratórios remotos, utilização de redes sociais online e sistemas de ‘lectures on-demand’. A forma de implementação e os resultados encontrados em tais experiencias serão abordados.
No 2º momento do painel, convida-se dois especialistas em e-learning no contexto do ensino superior serão chamados a reflectir sobre o significado pedagógico e organizacional da integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino superior, considerando as experiências anteriormente apresentadas e extrapolando das mesmas tendências possiveis de perspetivar no dominio da crescente integração das tecnologias no contexto universitário.
Num momento final, tanto os convidados iniciais como a audiência serão chamados a apresentar inputs de relevo acerca das mudanças que se têm vindo a perspetivar no contexto nacional e internacional na sequência da integração das tecnologias e ambientes digitais no contexto no ensino superior, nomeadamente no desenvolvimento de novos formativos formativos e novos modelos de financiamento a estes associados.

Tempos: 

Sessão total: 90 minutos
1. Introdução 5 min - Neuza Pedro
2. Apresentacao de experiências: 10 min (cada) 

“MiSE & Ferramentas sociais no ensino a distância” - Miguel Mira da Silva, IST-ULisboa
“Projecto RECAD.AV (Registo, Classificação, Arquivo e Distribuição de Audiovisuais) ISCTE” - João Monteiro, ISCTE-IUL
“Experimentação Online” - Gustavo Alves, ISEP-IPP

3. Comentadores: 10-12 min (cada)

António Teixeira, UAberta
Paula Peres, IPPorto

4. Questões e comentário do público: 20-30 min

 

Convidados:

António Teixeira, UAb

António Teixeira (Lisbon, 1965) is a Professor at Universidade Aberta, the Portuguese Open University (Department of Education and Distance Learning) since 1991, and a researcher at the University of Lisbon (Philosophy Center) since 2004.

From 2006 to 2009, he was Pro-rector for innovation in Distance Learning at Universidade Aberta. In that capacity, he conceived the strategy and managed the university’s successful and speedy transition process from a print-based distance learning institution to a fully online one. He was also responsible for the design and initial implementation of the university’s research lab on distance education (LEaD) and the university’s open access scientific repository (Repositório Aberto). In this university, he was also member of the Assembly (1994-2002; 2006-2009), Senate (1994-98; 2006-2009) and the Distance Education Institute’s Council (1998-2002).

From 2007 to 2009, he was appointed member of the Academic and Administration boards of Asia’s International Open University (UAIA) and of the Portuguese Rectors Council (CRUP) specialized committees on Scientific Research and Knowledge Transfer, and Evaluation, Quality and Innovation. In 2008, he also represented the Portuguese Science, Technology and Higher Education Minister in the Advisory Board Meeting at the ASEM Lifelong Learning Hub, in Beijing.

Over the years, his research has included participation in over a dozen European and U.S.-funded research projects and collaboration in several international task forces on open educational resources, open access, lifelong learning, virtual mobility, international cooperation in higher education, sustainable development and climate change. Additionally, he has co-organized several major international conferences (notably, EDEN Annual Conference 2008, Lisbon; EADTU Anniversary Conference 2007, Lisbon; Open Classroom Conference 2009, Porto).

João Monteiro, ISCTE

Gestor do serviço de e-Learning no ISCTE, desempenhado atividades de planeamento e suporte técnico-pedagógico e na área de tecnologias educativas. Possui experiência na conceção e utilização de ferramentas e soluções tecnológicas em contexto educativo, e estruturação de recursos em plataformas de e-Learning. Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e atualmente a frequentar o Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, na Universidade de Lisboa, tem como áreas de interesse e-Learning e ensino a distância, ensino superior e tecnologias, inovação pedagógica e mudança organizacional no ensino superior.


Miguel Mira da Silva, IST-UL

Miguel Mira da Silva é Professor de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico e responsável do grupo de investigação "Digital Services Innovation" no INOV. Tem uma licenciatura e um mestrado do Instituto Superior Técnico, um doutoramento da Universidade de Glasgow, e outro mestrado (em gestão) da London Business School. Nos últimos 5 anos recebeu prémios "docente excelente" todos os anos, concluiu o doutoramento de dois alunos que orientou, publicou +70 artigos científicos internacionais, foi responsável por diversos projectos de inovação com empresas acima de um milhão de euros, criou e vendeu duas empresas, e participou no lançamento, leccionação e coordenação do primeiro mestrado a distância do Instituto Superior Técnico.

Paula Peres, IPP

Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas. É coordenadora da Unidade de Inovação em Educação do centro de Investigação em Comunicação e Inovação do ISCAP/Politécnico do Porto (IPP) e membro da unidade de e-Learning do Politécnico do Porto. É diretora do curso de pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial,  em regime de b-learning do ISCAP/IPP e coordena o centro de formação e serviços ao exterior do ISCAP/IPP.


Gustavo Alves, ISEP-IPP

Gustavo Alves é Licenciado, Mestre, e Doutor em Eng. Electrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ingressou no Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia (IPP-ISEP) em Janeiro de 1994, onde é actualmente Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Electrotécnica. É o actual responsável do Núcleo de Investigação em Sistemas de Teste (LABORIS), do Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), uma unidade do ISEP reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). As suas áreas de interesse incluem a experimentação remota, as metodologias e infra-estruturas de teste e depuração de sistemas electrónicos, e as tecnologias de apoio ao ensino laboratorial.
Gustavo Alves é membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), da Ordem dos Engenheiros (OE), do Global Online Laboratory Consortium (GOLC) e da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE).

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