Oradores
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Os oradores convidados deste evento, já confirmados, são (por ordem alfabética):
Diana Laurillard
Keynote
Online collaborative learning for teachers - Driving learning technology innovation
The presentation will argue for the importance of teachers being at the centre of innovative teaching and learning, and that they do not receive the support they need for this.
By online collaborative learning for teachers’ professional development we could enable teachers to (i) receive up to date support from a wide range of learning technology experts, on a flexible basis; (ii) build an online collaborative community of mutual support for continuing innovation with learning technology.
Informação biográfica
Diana Laurillard é professora de Aprendizagem com Tecnologias Digitais no “Knowledge Lab de Londres”, do Instituto de Educação, desenvolvendo projetos de investigação sobre o “Learning Designer Suite”, um conjunto de ferramentas para a aprendizagem de professores e formadores , e no desenvolvimento de software para alunos adultos com baixa numeracia e discalculia (dificuldades de cálculo).
É igualmente Diretora-adjunta para a aprendizagem aberta no Instituto de Educação de Londres.
Assumiu já diversos papéis de relevo: Chefe da Unidade de Estratégia de e-Learning do Departamento de Educação e Competências, onde desenvolveu a primeira estratégia de e-learning intersectorial sobre "Aproveitamento da Tecnologia'; Pro-Reitora para as tecnologias de ensino e aprendizagem na Universidade Aberta; o Comitê de TI na Universidade de Harvard; Grupo de Trabalho da Sociedade Real de Neurociências na Educação.
Atualmente é presidente da Associação de Tecnologia de Aprendizagem, e faz parte dos Conselhos da “E-Learning Foundation”, e do Instituto para a Informática na Educação da UNESCO, em Moscovo.
As suas publicações mais recentes são:
“Teaching as a Design Science: Building Pedagogical Patterns for Learning and Technology”, Routledge, 2012;
“Rethinking University Teaching”, Routledge, 2002, que constitui uma das obras mais citadas nesta área, tendo sido recentemente traduzida para mandarim.
Brian Butterworth, Sashank Varma, and Diana Laurillard (2011) Dyscalculia: From Brain to Education, Science, Vol. 332 no.6033 pp. 1049-1053.
María Ángeles Rebollo Catalán
Keynote
El papel de las emociones en el aprendizaje en entornos virtuales
El propósito de esta conferencia es analizar el papel que juegan las emociones en el aprendizaje en línea y cómo el profesorado puede apoyarlo en estos entornos mediante estrategias de comunicación emocional. Se presentan los resultados de estudios previos sobre las emociones que facilitan u obstaculizan el aprendizaje en entornos virtuales y sobre las experiencias emocionales del alumnado en relación con tareas y actividades que implican formas distintas de aprendizaje.
Informação biográfica
María Ángeles Rebollo Catalán é Professora Titular da Universidade de Sevilha, Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação.
É responsável pelos projetos “Teón XXI: Creación de Recursos Online para el Conocimiento y Difusión de la Cultura de Género en la Escuela” e “FRID@: creación de recursos digitales para la coeducación en infantil y primaria”. Participa como investigadora noutros projetos, dos quais destacamos “Calidad Relacional, Inmersión Digital y Bienestar Social desde una Perspectiva de Género. Una Aplicación de las Redes Sociales Online en la Mujer Rural Andaluza”.
É autora de vários artigos, livros e capítulos de livros sobre Metodologias de investigação, Igualdade de género, e Aprendizagem online e emoções.
Nélson Zagalo
Keynote
Story-Game Design for Learning
Videogames have evolved from being game centred to be story centred. The main objective of this change occurred with the enlargement of videogame's experiences and the necessity to maintain players engagement, as to take them until closure. Thus, we’ll present how videogame's experiences are designed and how can we transfer this knowledge to learning environments.
Informação biográfica
Nelson Zagalo é Professor Auxiliar na Universidade do Minho. É doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Na sua tese, "Convergência entre o Cinema e a Realidade Virtual", desenvolveu novos paradigmas de interação na comunicação afetiva de narrativas em ambientes virtuais de videojogo com características cinematográficas. Ao longo dos últimos anos publicou e apresentou internacionalmente trabalhos científicos nas áreas de storytelling interativo, design de jogos, realidade virtual e emoção.
Está interessado em projetos e ideias nas áreas da modelação emocional, dos personagens autónomos, e ambientes narrativos virtuais. De forma genérica interessa-se atualmente pelas áreas dos Media Interativos, Emoção Estética, Criatividade e Entretenimento.
Ruth Colvin Clark
Keynote
Applying Evidence-based Instructional Methods
Are you wasting resources on instructional myths? Do your learning environments reflect the most recent research evidence? In this session we will review two popular training myths and replace them with evidence-based guidelines on the best use of visuals, text and audio. We will see how these guidelines manage cognitive load during instruction. Finally we will review the latest evidence on games for learning. The presentation is based on Ruth Clark’s newly published 2nd Edition of Evidence-based Training.
Informação biográfica
Ruth Colvin Clark é autora e coautora de vários livros de referência na área do eLearning, designadamente no instructional design, métodos de treino baseadas em evidências, eLearning e ciência da instrução, e criação de competências digitais.
É doutorada em Psicologia Instrucional / Tecnologia Educacional desde 1988 pela University of Southern Califórnia, sendo igualmente ex-presidente da International Society of Performance Improvement e membro da AERA - American Educational Research Association.
É atualmente a Presidente da sua própria companhia: Clark Training & Consulting - www.clarktraining.com
Ruth Clark foi homenageada em 2006 com o prémio ISPI Thomas F. Gilbert Distinguished Professional Achievement Award, o qual é atribuído a pessoas que tenham feito contribuições relevantes para a base de conhecimento na área da tecnologia e desempenho humano.
Ruth Clark vive atualmente entre o Sudoeste Colorado e Phoenix, Arizona e divide seu tempo profissional entre a consultoria, o ensino e a escrita.
Para 2013/2014 tem quatro linhas principais de trabalho:
Evidence-based Training
eLearning and the Science of Instruction
Scenario-based eLearning: What, When and Why
Training Fads and Facts